Promoção indique um amigo – Vale a pena para seu negócio? - ALL Business Coworking

Promoção indique um amigo – Vale a pena para seu negócio?

  • agosto 12, 2020

O modelo promocional de indique um amigo e ganhe algo em troca (como um desconto, um cupom a mais para concorrer a um prêmio ou um produto/serviço grátis) pode ser aplicado a empresas de diferentes segmentos e de todos os portes. Contudo, é essencial saber como usar essa estratégia assertivamente para que se reverta em resultados positivos.

Promoção indique um amigo: como fazer valer a pena para sua empresa?

Respondendo a questão do título digo que esse formato de promoção pode valer a pena para os empreendimentos desde que seja baseada numa estratégia bem delineada. O empreendedor precisa ter bem claro quais são as condições para a entrega do benefício a quem indicar um amigo e quais são os percentuais de desconto e distribuição de brindes que não afetarão a saúde financeira da marca em médio e longo prazo. A seguir apresentarei possibilidades para a aplicação desse modelo promocional.

1 – Indique um amigo para ganhar um bônus e ganhe também

Esse modelo promocional tem sido bastante utilizado por empresas de perfil disruptivo, como a Uber. A mecânica dessas promoções se baseia no compartilhamento de um código de desconto por alguém que já faz parte da plataforma de serviços com alguém que ainda não faz. Quando o amigo indicado usa o código demonstrando que entrou para a rede de clientes gera um desconto automático para quem o indicou.

Companhias de outros setores como a Booking.com, Airbnb, Rappi entre outras usam constantemente esse sistema. Uma dica para quem trabalha com a venda de produtos em lojas virtuais é oferecer códigos que quando usados por um indicado gerem desconto na compra seguinte para o responsável pela indicação. Modelo promocional interessante para ajudar a difundir o empreendimento para mais clientes.

2 – Indique um amigo e ganhe um desconto

Uma das modalidades preferidas dos consumidores consiste na oferta de um desconto para a compra seguinte no caso da indicação de um amigo que por sua vez também compre. O percentual do desconto deve ser definido tendo o cuidado para não reduzir significativamente a sua margem de lucro. Considere que a promoção pode ser um sucesso e seja necessário oferecer esse desconto em larga escala.

Nos casos de empreendimentos cujo negócio se baseia em compras de longo prazo, como assinaturas, por exemplo, vale oferecer um desconto mais significativo. Isso porque o valor do aporte da assinatura do amigo indicado pode diluir os custos do desconto. A dica é colocar todos os valores na ponta do lápis para conhecer o impacto financeiro que essa concessão de descontos pode ter.

3 – Indique um amigo e ganhe mais um cupom para concorrer

Nesse caso se trata uma promoção dentro de outra promoção, muitas marcas quando estão realizando promoções com distribuição de cupons ou números da sorte para concorrer a prêmios em um sorteio usam a estratégia de conceder uma chance extra para cada amigo indicado para participar também.

Para manter a credibilidade é interessante limitar o número de indicações, geralmente as companhias oferecem até 05 chances extras (ou seja, cinco indicações). Essa estratégia pode ser aplicada em promoções para distribuição gratuita de brindes com foco na geração de banco de dados de potenciais consumidores. Um interessado se inscreve e ganha um brinde indicando um amigo para ganhar também desde que este se inscreva.

4 – Indique um amigo e ganhe descontos nas mensalidades

Ideal para negócios como escolas de idiomas, de informática, academias e até para professores que dão aulas particulares em casa. Nessa modalidade os usuários do serviço ganham descontos no pagamento das mensalidades seguintes ao indicar um amigo que venha a se matricular. Vale a pena pelo fato de ser um tipo de empreendimento rentável em médio e longo prazo.

As mensalidades dos alunos indicados ajudarão a diluir os descontos concedidos para aqueles que os indicaram. Não se trata de um modelo promocional a ser usado somente por grandes marcas. Esse sistema de crescimento da base de clientes pode ser empregado com sucesso em diferentes contextos empresariais.

Mensure os resultados

A forma mais efetiva de saber se um modelo promocional oferece os resultados desejados é mensurar os resultados que essas ações trouxeram para a companhia. Avalie o crescimento do número de clientes, mas também o quanto isso impactou nos ganhos financeiros. Verifique se a chegada desses novos clientes realmente fez diferença para o fechamento mensal e anual das finanças da sua corporação.

Ao avaliar os números comparando antes e depois do uso dessa modalidade promocional é mais simples ter a dimensão do quanto vale a pena manter esse sistema em funcionamento. Não há uma regra geral, a verdade é que aquilo que funciona para uma empresa X pode não funcionar para outra.

Fonte: Marcus Marques